Sarah Menezes e Daniel Cargnin vão ao pódio no primeiro dia do Grand Prix de Tbilisi

Dois judocas brasileiros subiram ao pódio nesta sexta-feira, 30, no primeiro dia de disputas do Grand Prix de Tbilisi, na Geórgia. Atual campeão mundial júnior, Daniel Cargnin, de apenas 20 anos, ficou com a prata, enquanto a campeã olímpica de Londres 2012, Sarah Menezes, conquistou o bronze, sua primeira medalha na temporada 2018 de volta ao peso Ligeiro (48kg).

“Para mim esse bronze foi de extrema importância, pois estou retornando à categoria Ligeiro neste momento. Então, essa medalha foi maravilhosa. Agora é continuar focada, porque semana que vem já lutarei na Turquia, no Grand Prix de Antalya”, projetou Sarah.

A piauiense, que agora defende as cores do Flamengo (RJ), estreou com vitória por waza-ari sobre a russa Daria Pichkaleva, mas caiu nas quartas-de-final para a sérvia Milica Nikolic nas punições (3-2). Sarah recuperou-se na repescagem, derrotando Amber Gerjes, da Holanda, por waza-ari e foi para a disputa de bronze. Na luta pela medalha, ela pontuou duas vezes de waza-ari (waza-ari-awasete-ippon) e derrotou Kimberley Renicks, da Grã Bretanha, para subir ao pódio do Circuito Mundial.

Daniel, que é atleta da Sogipa, fez quatro lutas até a final e perdeu apenas para Vazha Margvelashvili, medalhista de bronze no último Mundial Sênior. Apesar de jovem, o brasileiro não se intimidou diante do adversário mais experiente e levou a luta para o golden score depois de um empate em duas punições para cada no tempo normal. Cargnin acabou sofrendo a terceira punição no tempo extra e ficou com a prata, sua primeira medalha em etapas de Grand Prix e seu melhor resultado até agora no Ciruito Sênior.

“Estou feliz com a medalha e com o aprendizado que estou levando para casa. Semana que vem já tem Turquia para lutar. Eu estou na transição de Júnior para Sênior, então, para mim é importante pegar essa bagagem e fico feliz com essa oportunidade”, comemorou o meio-leve após o pódio na Geórgia.

Outros quatro brasileiros também lutaram nesta sexta, mas não avançaram às disputas por medalhas. Tamires Crude (57kg) terminou em sétimo lugar após perder a repescagem para a italiana Martina Lo Giudice; Kamila Silva (57kg), Michael Marcelino (66kg) e Ítalo Carvalho (60kg) caíram logo na estreia.

PROGRAMAÇÃO

Horários (Brasília)
Preliminares – 3h
Finais – 9h

Transmissão ao vivo: www.ijf.org

QUINTA-FEIRA, 29 – Sorteio

SEXTA-FEIRA, 30

Sarah Menezes (48kg)
Kamila Silva (57kg)
Tamires Crude (57kg)
Ítalo Carvalho (60kg)
Daniel Cargnin (66kg)
Michael Marcelino (66kg)

SÁBADO, 31

Alexia Castilhos (63kg)
Yanka Pascoalino (63kg)
Bruna Silva (70kg)
Jeferson Santos Júnior (73kg)
David Lima (73kg)

DOMINGO, 01

Rafael Macedo (90kg)
Gustavo Assis (90kg)
Leonardo Gonçalves (100kg)
Jonas Inocêncio (+100kg)

Comissão Técnica
Katherine Campos – Chefe de Delegação
Yuko Fujii – Técnica
Antonio Carlos Pereira – Técnico
Glaucio Paredes – Fisioterapeuta
Marco Mieres – Fisioterapeuta

 

Fonte: CBJ | Assessoria Anju de Comunicação

Leave A Reply