Judo Worlds 2018: A contagem regressiva começou

Setembro finalmente chegou e o relógio continua a correr enquanto faltam menos de 20 dias para o início do evento mais esperado da temporada de esportes, o Campeonato Mundial de Baku de 2018.

No dia 20 de setembro, às 10h (horário local), não será mais uma questão de cálculo e estratégia, mas de dar o melhor de si para subir ao topo do planeta do judô. A National Gymnastics Arena e sua capacidade de 5.000 espectadores irão vibrar ao ritmo de ippons e o desempenho de mais de 800 competidores, de 133 países, registrados até o momento. Essa distribuição nos cinco continentes ilustra perfeitamente a dimensão global do judô moderno. Portanto, não há dúvida de que os novos campeões coroados em Baku serão realmente campeões mundiais.

Enquanto aguarda o primeiro farfalhar de judogi, o comitê organizador da Federação de Judô do Azerbaijão e a Federação Internacional de Judô estão trabalhando duro para propor um evento que satisfaça as expectativas de milhões de fãs de Judo em todo o planeta. Nos próximos dias, a IJF fornecerá informações sobre a transmissão da competição nos canais de televisão.

Todos os dias a competição terá início às 10h, exceto para as equipes onde as primeiras partidas são marcadas às 9h. O bloco final começará todos os dias às 16:00.

DIA 1 – Quinta-feira, 20 de setembro: M-60 / W-48
DIA 2 – Sexta-feira, 21 de setembro: M-66 / W-52
DIA 3 – Sábado 22 de setembro: M-73 / W-57
DIA 4 – Domingo, 23 de setembro: M -81 / W-63
DIA 5 – Segunda-feira, 24 de setembro: M-90 / W-70
DIA 6 – Terça-feira 25 de setembro: M-100 / W-78
DIA 7 – Quarta-feira, 26 de setembro: M + 100 / W + 78
DIA 8 – Quinta-feira, 27 de setembro: equipes mistas

Este ano, a competição será distribuída em oito dias, em vez de sete nas edições anteriores. Oito dias de paixão e alto desempenho. Todos os dias haverá duas classes de peso que competirão pelo título mundial, enquanto o último dia será dedicado ao torneio de equipes mistas.

Depois de uma primeira edição particularmente bem sucedida no ano passado em Budapeste, este formato de competição aparecerá novamente no cenário internacional no Campeonato Baku 2018, antes de ser homenageado no Japão no Mundial de 2019 e especialmente antes dos Jogos de Tóquio em 2020, onde pela primeira vez. Na história, um torneio de times fará parte do programa olímpico. Mas não vamos depressa demais, porque em menos de trinta dias saberemos se o Japão terá sucesso em si mesmo ou se outra nação forte de judô vai subtilizar o título mundial da equipe.

No torneio individual, pode-se notar, por exemplo, que entre os homens, todos juntos, apenas sete atletas presentes no ‘top oito’ de cada categoria não estarão presentes no Azerbaijão. A ausência mais notória é a do tenente campeão mundial dos pesos pesados, o francês Teddy Riner. O bicampeão olímpico anunciou que virá ao tatami em 2019 para preparar sua seleção olímpica para ganhar um terceiro título em Tóquio 2020, o que faria dele o judoca mais coroado na história do esporte (como resultado de seu bronze Em 2008).

Também pode ser enfatizado que nas quatorze categorias (homens e mulheres) todas as numerais do mundo estarão presentes para confirmar sua classificação ou serem destronadas. Até hoje, as perguntas ainda são numerosas: o Japão será o ogro anunciado em vista dos resultados mais recentes do país do sol nascente? Pode a França, que está lutando com homens e perder seu herói Riner, competir com as melhores nações? Será que vamos ver novas surpresas como no ano passado em Budapeste, com a vitória de Alexander Wieczerzak (GER) em -81kg ou Nemanja Majdov (SRB) em -90kg? O Campeonato Mundial é uma competição de um dia e tudo é sempre possível. Quais serão os desempenhos das nações anfitriãs, Azerbaijão, que colocou seus atletas durante anos nos degraus mais altos dos pódios internacionais? O que acontecerá com a nova geração de campeões que estão com fome de vitórias e com um judoca mais experiente que não quer deixar de ir quando a qualificação olímpica está em pleno andamento?

Tantas perguntas que ainda não podem ser respondidas, mas que nos esforçaremos para aprofundar a abordagem do Campeonato Mundial de 2018 e especialmente a partir do momento em que elas começarem. Fique ligado!

Fonte:IJF