Com apoio de cooperativa, Associação de Judô inaugura sua sede em Nova Ubiratã

A Associação Nova Ubiratãense de Judô (Anju) inaugurou na noite desta terça-feira (11) as instalações de sua nova sede, localizada na avenida Getúlio Vargas, esquina com a rua Pernambuco, na área central do município.

De acordo com o presidente da entidade filantrópica, Sensei Cyro Capistrano, o novo espaço oferecerá mais comodidade aos cerca de 90 praticantes de artes marciais, boa parte deles atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Ação Social.

“Hoje nós estamos dando início a uma nova etapa desse projeto tão especial que é o resgate de crianças e adolescentes em situação de risco. Eu costumo dizer que a cada projeto social que abrimos é uma penitenciária que fechamos em nosso Estado”, pontuou o sensei.

Ainda de acordo com Capistrano, a implantação do novo projeto só foi possível graças ao apoio do Poder Executivo, empresários locais e da cooperativa de créditos Sicredi Celeiro do Mato Grosso, que através do Projeto Sicredi na Comunidade realizou a doação de R$ 9 mil reais á entidade.

“Nós utilizamos parte deste recurso na compra de tatames, kimonos e faixas de graduação que serão repassados gratuitamente aos alunos carentes”, explicou.

A mudança também possibilitará a matrícula de novos alunos, incluindo o de crianças a partir dos cinco anos de vida. “O Judô é uma arte marcial que trabalha o corpo, a mente e o espírito. No caso das crianças isso é fundamental na formação de cada indivíduo”, assinalou o sensei.

Mãe de três filhos, todos praticantes de artes marciais, sendo dois deles campeões brasileiros de judô, a dona de casa Jaclelia Alves Montezuma aprovou a metodologia utilizada na academia.

“Meus filhos apresentavam baixo rendimento escolar, dificuldades em se relacionar com os colegas e até entre eles mesmos. Hoje a realidade é outra, as notas melhoraram consideravelmente e o rendimento escolar é acompanhado pelo Sensei. Se eles [crianças] fazem algo errado lá fora são penalizados aqui no tatame, que é o local que eles mais gostam. As vezes fico me perguntando se são as mesmas crianças”, disse sorridente ao lado dos filhos Jaqueline Nayara, de 11 anos, Kessy Jhones, 13, e da caçula Tamires Montezuma de apenas 06 anos.

A solenidade de inauguração também contou com a presença da gerente da Cooperativa Sicredi de Nova Ubiratã, Lilian Martins, da vice-prefeita - eleita- Eliani Roman Ross, que na ocasião representou o chefe do executivo, Valdenir José dos Santos, vereador Heder Sais Machado, secretários municipais e do Frei da Igreja Católica Cléber Rosendo que abençoou os atletas e o novo espaço.

Ao final do solenidade, os convidados assistiram a uma apresentação e puderem conhecer um pouco mais desta arte milenar que a cada dias ganha mais adeptos pelo mundo.

Fonte: site Ubiratã24horas
Redação: Michel Ferreira