Você pode deixar sua contribuição de diversas formas, seja qual for, ela será mais que bem vinda, nos ajudar você estará ajudando quem precisa!

  • Home
  • »
  • Notícias
  • »
  • Brasil vence Alemanha por 4 a 3 e é campeão do Superdesafio BRA - Copa Internacional de Seleções

Brasil vence Alemanha por 4 a 3 e é campeão do Superdesafio BRA - Copa Internacional de Seleções

No outro duelo, a França bateu Argentina na disputa de bronze nesta segunda-feira, 13, no Centro Pan-Americano de Judô, em Lauro de Freitas, na Bahia

O Centro Pan-Americano de Judô recebeu nesta segunda-feira, 13, o último e decisivo dia de Superdesafio BRA - Copa Internacional de Seleções. Brasil e França saíram vitoriosos dos dois combates, conquistando ouro e bronze, respectivamente. A Alemanha ficou com a prata e a Argentina com o quarto lugar.  

Em duelo definido no último combate, o Brasil venceu a Alemanha por 4 a 3 e sagrou-se campeão do Superdesafio BRA - Copa Internacional de Seleções. O peso-pesado Victor Pereira imobilizou Daniel Messelberger até o ippon e marcou o quarto ponto brasileiro na última luta quando o confronto estava empatado em 3 a 3.

No primeiro combate, Robson Penna conseguiu um wazari contra Chris Lammers. O alemão chegou a empatar a luta, mas o brasileiro foi atrás e conseguiu novo wazari a um segundo do fim para colocar o Brasil na frente. Na sequência, a Alemanha empatou com Michel Adam estrangulando Airton Silva. 

David Lima (73kg) entrou agressivo para o terceiro combate e conseguiu desclassificar Maurice Püchel por hansoku make. O alemão defendeu-se de uma queda com a cabeça, movimento proibido no judô por colocar em risco a integridade física do atleta. Placar de 2 a 1 para o Brasil. 

O baiano Tiago Pinho entrou motivado para a quarta luta contra Tim Gramkow, mas o alemão venceu por um wazari e empatou novamente. 

Na quinta luta, Henrique Francini (90kg) acabou levando hansoku make também por defender-se com a cabeça e a Alemanha retomou a vantagem no placar com um 3 a 2.

Coube a William Souza Jr (100kg) buscar o ponto que manteria o Brasil vivo na disputa e ele não decepcionou. Marcou um wazari a nove segundos do fim do combate contra Jan Goldhammer e deixou tudo igual em 3 a 3.

“O apoio da torcida foi fundamental para eu conseguir a pontuação já no finalzinho da luta e não deixar ir pro golden score. É uma emoção muito grande competir em um ginásio lotado, com as pessoas gritando seu nome. Foi excelente”, disse William.

A decisão ficaria, então, para o último duelo entre os pesados Victor Pereira e Daniel Messelberger. Em luta equilibrada, Messelberger tentou uma técnica de sacrifício, Victor defendeu-se e conseguiu imobilizar o adversário até o ippon, garantindo a vitória brasileira por 4 a 3 e o título do segundo Superdesafio BRA de 2017.

“Foi muito emocionante pra mim porque nunca tinha tido uma experiência como essa de lutar num ginásio cheio, com o apoio da torcida num evento internacional. Agradeço a Deus, aos técnicos do meu clube, o Judô Belarmino, e à CBJ por terem me deixado na melhor forma para conquistar esse título pro Brasil”, disse Victor.

França reage após derrota e leva o bronze no duelo contra a Argentina 

A disputa de bronze entre França e Argentina abriu o último dia de Superdesafio BRA - Copa Internacional de Seleções e os franceses saíram vitoriosos do CPJ. Depois de perderem a primeira luta, quando Vincent Sorgiati levou o ippon de Jose Galvan, os europeus se recuperaram e venceram todos os confrontos restantes. Placar final de 6 a 1 para França, com vitórias de Fabien Le Touze (66kg), Kemcy Benguesmi (73kg), Tony Persehais (81kg), Lorenzo Perricone (90kg), Nicolas Homo (100kg) e Palthi Mena-Munzimbu (+100kg). 

Veja abaixo as escalações das equipes: 

FRANÇA X ARGENTINA - BRONZE

60kg - Vincent Sorgiati x José Luis Galvan

66kg - Fabien Le Touze x Elian Chinelato

73kg - Kemcy Benguesmi x Santiago Latorre

81kg - Tony Persehais x Gabriel Tomas

90kg - Lorenzo Perricone x Ivo Dargoltz

100kg - Nicolas Homo x Joaquin Burgos

+100kg - Palthi Mena-Munzimbu x Jose Angel Rios

BRASIL X ALEMANHA - OURO

60kg - Robson Penna x Chris Lammers

66kg - Airton Silva x Michel Adam

73kg - David Lima x Maurice Püchel

81kg - Tiago Pinho x Tim Gramkow

90kg - Henrique Francini x Eduard Trippel

100kg - William Souza Jr x Jan Goldhammer

+100kg - Victor Pereira x Daniel Messelberger

Foto: Mayara Ananias/CBJ

Leia Também!

Com mais três bronzes neste sábado, Brasil encerra Grand Slam de Abu Dhabi com sete medalhas

Mayra Aguiar, Beatriz Souza e Maria Suelen Altheman foram ao pódio no último dia. Próxima competição do Brasil será o Grand Slam de Tóquio, em dezembro

Ver mais

Federação Catarinense de Judô adequa seus estatutos à Lei Pelé

Para obter recursos da Lei de Incentivo ao Esporte (LIE), representantes das agremiações aprovam novo estatuto por aclamação

Ver mais

Com mais de 30 mil acessos por mês site da Anju passa a receber patrocínio do Google

ANJU - Um Projeto de Vida

Ver mais

MPF/SP vai fiscalizar Conselho Regional de Educação Física por exigência irregular de registro a pessoas sem diploma na área

Decisão judicial proíbe que Cref4/SP controle a permissão de trabalho a profissionais como instrutores de dança, capoeira, ioga e artes marciais

Ver mais