Atletas de Nova Ubiratã participam do 1° Festival de Judô; pais comemoram resultados

Cerca de 60 atletas com idades entre 05 e 50 anos participaram na tarde deste sábado (10) do 1º Festival de Judô de Nova Ubiratã.

O evento realizado em conjunto pela Associação Nova Ubiratanense de Judô (ANJU) e a Secretaria Municipal de Assistência Social, aconteceu no Centro Comunitário do município e reuniu além dos atletas seus familiares, que juntos comemoraram o Dia das Crianças.

No início do festival os pais e convidados foram formalmente apresentados ao projeto que é realizado no município desde o começo deste ano (2015).

Por volta das 14h30 os atletas das categorias sub 11,12 e 13 iniciaram as primeiras disputas, atentos as instruções repassadas pelo sensei, os judocas demonstraram muita técnica empolgando a torcida que aplaudia calorosamente cada vitória, em seguida foi a vez das categorias júnior e sênior acima de 100 kg.

De acordo com o presidente da associação, Sensei Cyro Capistrano, o objetivo foi proporcionar além de diversão a interação entre os adeptos das artes marciais.

“Hoje nós conseguimos reunir atletas do Projeto Social de Serviço e Fortalecimento de Vínculo (SCFV), e da Academia Alcance, que competiram de forma igualitária e respeitosa sem nenhum tipo de diferença”, frisou.

De olho nas disputas estavam os entusiasmados pais que não escondiam o orgulho dos filhos, entre eles a dona de casa Jaqueline Gotardo,  mãe de três filhos ela não escondia o orgulha da filha mais velha Gabrielly Gotardo.

“O judô mudou totalmente o comportamento da minha filha, nunca tinha imaginado vê-la dentro de um tatame competindo de forma tão séria e disciplina, eu sinceramente não tenho palavras para descrever o que estou sentindo”, emocionada comentou.

Questionada sobre o futuro dos outros dois filhos, uma menina de 03 anos, e um bebê de apenas 02, ela responde com confiança, “eles também serão judocas”, sorridente respondeu.

Segundo Capistrano uma das principais vantagens desse tipo de evento é a divulgação do esporte. “Muitos pais por um motivo ou outro ainda desconhecem as artes marciais, hoje nós tivemos muitos convidados a grande maioria se interessou pelo esporte e devem passar a treinar conosco”, finalizou o sensei de 29 anos, destes 19 dedicados ao judô.

Campeonato Brasileiro de Judô – Entre os dias 31 de outubro á 01 de novembro Cyro Capistrano, que também é aspirante a árbitro de judô, irá representar Mato Grosso durante o Campeonato Brasileiro e Internacional de Judô.

O evento tido como um dos maiores do Mundo acontece na cidade de Araruama no Rio de Janeiro, e será a estréia do judoca na arbitragem a nível nacional.

Fonte: Ubiratã 24 Horas

Autor: Michel Ferreira